Edição 2014

Com 78 projetos habilitados, a última edição do Prêmio Antonio Carlos de Almeida Braga de Inovação em Seguros teve aumento de 41,5% em relação a 2013 – até então ano com maior número de inscrições. A inovação e a relevância para o negócio foram os principais critérios de avaliação.

A cerimônia de entrega dos prêmios aos vencedores aconteceu no Hotel Copacabana Palace, no dia 16 de dezembro, e contou com a presença dos principais líderes do mercado segurador. Os nove projetos finalistas foram contemplados com prêmios de R$20 mil, R$10 mil e R$5 mil, de acordo com sua colocação.

O vencedor da categoria Produtos e Serviços foi o projeto “Estratégia Digital da Mongeral Aegon – Um novo modelo de distribuição”, de Cecília Seabra e Rafael Rosas, da Mongeral Aegon. Desenvolvido para melhorar o atendimento ao consumidor, conta com um portal de conteúdo, além de três lojas online para distribuir os produtos de forma eficiente, acessível e monitorada.

O projeto “Essencial Vida – Seguro de Vida Individual Flexível”, de Patrick Paiva, da Icatu Seguros, ficou com o segundo lugar. O seguro permite ao corretor montar o plano mais adequado ao estilo de vida de cada cliente, além de sorteio mensal de 100 mil reais.

O terceiro lugar ficou com o “Pagamento de Sinistros a terceiros”, de Marcelo Pires e André Hirszberg, da Bradesco Seguros. O serviço permite que pessoas envolvidas em acidentes automotivos com segurados da Bradesco Auto/RE recebam, de forma simples e ágil, a indenização dos danos sofridos em seus veículos”.

Na categoria Processos, as vencedoras foram Viviane Mathias e Tatiana Ferreira, da SulAmérica, com o projeto “Gestão de Casos Complexos”, iniciativa que criou um núcleo de trabalho com foco em casos complexos, como internações hospitalares prolongadas e cirurgias de alto custo, a fim de minimizar desperdício de recursos nos sinistros pagos.

Em segundo lugar, o projeto “Carteira Digital Bradesco Seguros”, de Mauricio Barbieri e Sylvio Vilardi, da Bradesco Seguros, mostrou como um aplicativo para smartphones pode ser uma solução digital prática e inovadora, facilitando o acesso aos benefícios dos produtos adquiridos, agilizando atendimentos e ampliando a segurança para clientes e parceiros.

A ”Loja de Seguros Itaú”, de Marcelo Sampaio Pinto, Francisco Ferraz de Castro, Tatiana Araujo Davigo, Leticia Cilento Assad, Barbara Bressan, Christian Araujo Costa e Thiago de Oliveira Borghese, todos da Itaú Seguros, conquistou o terceiro lugar na categoria. O projeto é uma plataforma online que permite a compra do seguro pelo portal, onde são apresentadas as características dos produtos, opções de planos e preços, permitindo que o cliente faça a contratação e efetue o pagamento.

O projeto “Plataforma do conhecimento – Educação Financeira”, de Rodrigo Moreira Pádova, da Icatu Seguros, foi o vencedor na categoria Comunicação. Foram criadas ferramentas intuitivas para esclarecer dúvidas complexas do público, disponibilizando conteúdos em diversos formatos, entre eles games, cursos, textos, infográficos e vídeos sobre planejamento e educação financeira, com o objetivo de tornar a informação ainda mais clara.

O segundo colocado foi o “Seguro DPVAT ao alcance de todos”, de José Marcio B. Norton, Angela Amparo, Antonio Munró Filho, Lídia Monteiro, Luiza Rangel, Noé Vaz, Paulo Amador e Therezinha França, da Seguradora Líder DPVAT. A estratégia de comunicação tem como objetivo fazer com que todo cidadão brasileiro conheça e entenda o funcionamento do seguro, através de ações como campanhas institucionais, blog com dicas sobre acidentes, eventos sociais, entre outros, aproximando-se cada vez mais do cidadão.

Em terceiro lugar na categoria ficou o “Sistema de Gestão de Performance dos canais do Auto/RE”, de Rodrigo de Freitas Sampaio de Melo, da Bradesco Seguros, que auxilia na comunicação entre áreas de tecnologia e negócio, entregando painéis de monitoração que contribuem para realizar a gestão estratégica de vendas.